Porsche já tem solução para salvar motores de combustão

18 de abril de 2022 por

A Porsche tem vindo a investir nos combustíveis sintéticos como solução para salvar os motores de combustão. Após um primeiro investimento no Chile, a marca alemã anunciou a aquisição de uma participação de 12,5% na HIF Global, empresa especializada na produção deste tipo de combustível. 

O mais recente investimento de 69 milhões de euros veio complementar um anterior de 23 milhões de euros no projeto-piloto na fábrica de Haru Oni, em Punta Arenas, no sul do Chile.

A HIF irá utilizar o investimento da Porsche e de três outras entidades na expansão das operações na América do Sul, Estados Unidos e Austrália, onde as fontes renováveis como a solar produzem a elevada quantidade de energia necessária para a criação de combustíveis sintéticos de baixas emissões. A fábrica do Chile já utiliza energia eólica dedicada para produzir os seus combustíveis sintéticos. A produção de combustíveis sintéticos ainda está a dar os primeiros passos. A fábrica de Santiago do Chile só irá atingir a capacidade máxima de produção em 2025, altura em que terá capacidade para disponibilizar cerca de 550 milhões de litros por ano.

O interesse da Porsche em combustíveis sintéticos não é de agora, já que a empresa tem vindo a investir neste tipo de produto para salvar os motores de combustão interna. Pretende ainda utilizar combustíveis sintéticos nos centros de experiência de condução, assim como no primeiro depósito de todos os seus veículos entregues aos clientes, mesmo aqueles fabricados depois de 2030. A Fórmula 1 também irá utilizar apenas combustíveis sintéticos a partir da temporada de 2026 e, por isso, não será de estranhar o regresso da marca ao escalão mais alto do automobilismo mundial.

Fonte: Turbo


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment