Volkswagen, Mercedes-Benz e Audi apostam na criação das suas próprias redes de carregamento

7 de fevereiro de 2023 por

Com o aumento do número de carros elétricos presentes nas estradas, a expansão das infraestruturas de carregamento é necessária e essencial. A Tesla foi uma das principais impulsionadoras neste aspeto, tendo criado uma rede de abastecimento própria com cobertura global. Atualmente, são já várias as marcas que pretendem seguir o seu exemplo. 

Em janeiro, o CLICXblog noticiou que também a Mercedes-Benz anunciou na CES 2023 a intenção de iniciar a construção da sua rede de carregamento ultrarrápido. A construção terá início na América do Norte onde serão instaladas 400 estações com mais de 2.500 carregadores. Será seguida na Europa, China e outros mercados. Desta forma, a marca pretende ter mais 10 mil carregadores a uma escala global. Sabe mais sobre o plano da Mercedes-Benz aqui.

Já a Audi optou por implementar estações de carregamento ultrarrápido a um nível menor: nos seus concessionários no Brasil. A marca pretende que, no início de 2023,  todos os seus concessionários disponham desta funcionalidade no país. Após a conclusão da instalação dos carregadores de 150 kW na sua rede de concessionários, a Audi terá a maior infraestrutura de carregamento ultrarrápido da América Latina.

Também a Volkswagen pretende expandir a sua própria rede de carregadores. A marca assumiu que, ao longo de 2023, pretende instalar 25 mil carregadores para veículos elétricos. No final de 2022, contavam já com 15 mil pontos de carregamento rápido na América do Norte, China e Europa. Esta rede estará acessível a todos os veículos elétricos, não sendo exclusiva à Volkswagen. O Grupo VW vai também instalar cerca de 8 mil carregadores europeus com a BP e a Iberdrola.

A IONITY, uma joint venture entre a Audi, a Volkswagen Passenger Cars e a Porsche, já iniciou as instalações de carregadores para veículos elétricos na Europa.



Fontes: CLICXblog, Pplware, Motor show 







PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment