A Volkswagen pretende, em breve, solidificar a sua parcela no mercado dos elétricos com uma opção mais acessível. Aliás, o Volkswagen ID.1 será o seu modelo mais acessível até à data no segmento em que se insere.
No que toca ao preço, a marca ainda não avançou com confirmações. De momento, os rumores apontam para valores que rondam os 19 mil euros. A comprovar-se, o ID.1 será, de facto, dos modelos mais acessíveis não apenas da marca mas do mercado no geral.
O modelo estava previsto chegar em 2023. No entanto, alguma insatisfação no que toca ao seu design acabou por adiar a sua chegada para 2025. Desta forma, tal como o preço, o design é, ainda, uma questão de suposição. A marca pretende, com o design escolhido, atrair um público mais jovem.
O Volkswagen ID.1 deverá ser construído em Espanha, na mesma fábrica onde são produzidos veículos equivalentes da marca Skoda e Cupra. A sua base de desenvolvimento será a plataforma MEB Entry. No que toca à bateria, este modelo será semelhante ao ID.3, com motores de 176 kW e baterias de 57 kWh na versão mais potente. Assim, a autonomia deverá aproximar-se dos 400-450 km WLTP. São esperados até 231 cv no eixo dianteiro.