Venda de elétricos ultrapassa carros a gasóleo

16 de março de 2023 por

Pela primeira vez em Portugal a venda de veículos elétricos ficou à frente dos veículos a gasóleo na categoria de ligeiros de passageiros. De acordo com informações reveladas, no mês de fevereiro a quota de mercado dos veículos 100% elétricos foi de 16,2%, ultrapassando a quota de mercado dos veículos com motores a gasóleo que foi de 15,7%.

Os dados foram divulgados pela Associação Automóvel de Portugal e são baseados na venda de veículos novos segundo os representantes oficiais das marcas. Em fevereiro de 2023, registou-se um novo recorde mensal de venda de veículos 100% elétricos (BEV), tendo sido comercializados 2.852 carros. No mesmo mês do ano transato, tinham sido comercializados 1.293 veículos. 

No conjunto dos veículos 100% elétricos e dos híbridos plug-in (PHEV)também se registou um novo recorde mensal ao terem sido vendidos 4.595 veículos novos. Na variação homóloga do conjunto das duas categorias registou-se um crescimento de 80,5% em fevereiro e 76,4% nos dois primeiros meses do ano. Estes valores das taxas de crescimento fazem com que os veículos elétricos tenham já uma quota de mercado de 27,1% no mês transato (e de 26,8% em janeiro e fevereiro).

A ACAP refere mesmo que 2023 será o melhor ano de sempre para a mobilidade elétrica em Portugal. A maior oferta e uma rede de carregamento melhorada são fatores essenciais para tal aceitação por parte dos consumidores.

O presidente da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), Henrique Sanchez, falou ao jornal Negócios, afirmando que "é um sinal dos tempos, os veículos elétricos não são uma moda, vieram para ficar e irão triunfar". O responsável considera que este "é um marco histórico para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal" e acrescenta que "há poucos anos, seria quase impensável registar uma quota tão baixa nos automóveis ligeiros de passageiros a gasóleo e muito menos ainda que estes fossem ultrapassados pelos ligeiros 100% elétricos". 


Fonte: Pplware; Jornal de Negócios

 

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment