Vendas de carros elétricos em 2022 atingiram recordes mas já apresentam abrandamentos

Descobre como foi a evolução das vendas ao longo de 2022.
1 de fevereiro de 2023 por

A UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos) disponibilizou, recentemente, os dados relativos às vendas de veículos elétricos em dezembro de 2022 a nível nacional. Desta forma, é agora possível analisarmos o ano passado na sua totalidade bem como a evolução em termos de vendas relativamente a 2021.

Dezembro encerrou 2022 da melhor forma, tendo atingido novos recordes de vendas. No último mês do ano venderam-se 4.269 veículos elétricos novos - recorde mensal. Estes números contribuíram para as vendas anuais que, em 2022, atingiram os 36.258 veículos. Assim, também em termos anuais 2022 terminou com um recorde. 


Fonte: UVE - Recorde de Vendas de Veículos Elétricos em dezembro e em 2022


A tendência atual favorece os 100% elétricos relativamente aos híbridos plug-in. No entanto, também os últimos têm atingido valores de vendas recorde em Portugal no último ano.

Relativamente à variação das vendas e quota de mercado de veículos elétricos em Portugal, considerando BEV e PHEV, no último mês do ano registou-se uma variação homóloga de +20,4% e uma variação homóloga na totalidade do ano de +16,6%. Desta forma, é possível comprovarmos o crescimento consolidado das quotas de mercado.

No que toca à Europa, as vendas de carros elétricos registaram um aumento de 28% face a 2021, com mais de 1,1 milhões de veículos vendidos. Estes números, divulgados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), traduzem-se num novo recorde. Apesar do recorde de quota de mercado na União Europeia no último ano, a evolução das vendas tem sofrido um ligeiro abrandamento.



Fontes: UVE e Diário de Notícias



PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment