União Europeia estabelece acordo para que estradas europeias tenham postos de carregamento a cada 60 km e pagamentos uniformes

30 de março de 2023 por

No passado dia 28 deste mês, estabeleceu-se um acordo entre o Parlamento Europeu e os Estados-membros da União Europeia que visa reforçar a rede de postos de carregamento de veículos elétricos. Este acordo, ainda provisório, estabelece a criação, nos próximos anos, de uma infraestrutura mínima de postos de carregamento. Esta estratégia, denominada "Fit for 55", tem como principal objetivo a redução do valor das emissões de gases de efeito de estufa em, pelo menos, 55% até 2030 (comparando com os valores de 1990). 

Desta forma, a presença destes postos será obrigatória a cada 60 km nas principais estradas da Europa a partir de 2026. Estes deverão ter uma capacidade mínima de 150 kW. Ainda, por cada automóvel elétrico a bateria matriculado, deverá ser garantido um fornecimento de 1,3 kW de potência elétrica. Desta forma, os cidadãos poderão viajar de forma conveniente e sem ansiedade relativamente aos carregamentos.

Ainda, para facilitar os carregamentos, o acordo reconhece a necessidade de uniformizar os pagamentos. Desta forma, a União Europeia afirma que os operadores "devem assegurar a plena transparência dos preços, oferecer um método de pagamento específico comum, como o cartão de débito ou de crédito". O pagamento deverá, também, ser prático, cómodo e diretamente no posto de carregamento. 

Passará, ainda, a ser obrigatória a apresentação do preço por carregamento, o valor por kWh, minuto/sessão ou Kg. Assim, os valores devem ser claros e facilmente comparáveis.

O acordo não visa, apenas, carros elétricos. Também os autocarros e camiões elétricos são referenciados. Para estes, a União Europeia prevê a instalação de postos de carregamento a cada 120 km nas principais vias (sendo que metade destes deve estar em funcionamento até 2028).

A aposta da União Europeia não se cinge à mobilidade elétrica. O hidrogénio foi, ainda, mencionado no acordo. O objetivo passa por, tal como nos carros elétricos, ampliar a infraestrutura de carregamento para veículos a hidrogénio. Em 2031, a União Europeia prevê a presença de, pelo menos, um posto de abastecimento a hidrogénio a cada 200 km.



Fontes: Razão Automóvel, Portal Energia





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