União Europeia a banir carros a combustão interna até 2035

17 de dezembro de 2021 por

No passado dia 14 de julho, a União Europeia estabeleceu a proposta de banir a venda de novos carros com motores a combustão interna até 2035. O principal objetivo da proposta passa por acelerar a mudança para carros elétricos, facilitando o combate ao aquecimento global. Ao propôr o corte de 100% de emissões até 2035, automaticamente impossibilita a continuação da venda de veículos a combustão.

Outra medida que tem em vista a (mais) rápida transição para veículos elétricos trata-se de, até 2025, impor a instalação de postos de carregamento a, no máximo, distâncias de 60km de intervalo em estradas principais. Assim, prevê-se que, a nível europeu, passem a estar disponíveis 16.3 milhões de postos de carregamento.

Segundo Frans Timmermans, Vice-Presidente da Comissão Europeia, a transição para carros elétricos está a avançar a um ritmo mais acelerado do que o previsto, o que implica a criação de incentivos e a instalação de postos de carregamento. Reitera que, apesar de envolver conversações difíceis, nomeadamente com fabricantes de carros, a tomada de decisões relativamente às emissões não pode continuar a ser adiada. 

Em termos de investimento, prevê-se 80 a 120 biliões em carregadores públicos e privados. Assim, a questão das baterias e o carregamento das mesmas poderá deixar de ser um dos principais motivos para a preferência de veículos a combustão.


Fonte:

Reuters - EU proposes effective ban for new fossil-fuel cars from 2035

EuroActiv - EU plotting ban on internal combustion engine as of 2025: industry

# UE
PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment