Numa sessão de promoção do Turismo de Portugal na China, transmitida ao vivo na televisão e internet, o vinho e turismo vinícola da ilha do Pico estiveram em destaque. No evento foi possível provar oito vinhos de diferentes regiões de Portugal, como o vinho do Porto, o vinho verde e o vinho branco.
Tiago Brito, delegado do Turismo de Portugal na China, apresentou a Paisagem Vinha da ilha-montanha, designada em 2004 como Património Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O evento foi transmitido ao vivo na plataforma NJBG, na aplicação Niuka e na plataforma Tuniu.
Na ilha do Pico podemos encontrar 15 empresários ligados à produção vitivinícola. As más condições climatéricas que afetaram o território da ilha em 2021 resultaram na perda de mais de dois terços das vinhas. Acabou por conseguir menos 360 toneladas de vinho do que no ano anterior.
Na China, o mercado de vinho é o quinto maior do mundo. Ainda assim, a produção de vinho no país tem vindo a diminuir desde 2017.
Fonte:
Sapo Viagens - Vinho e turismo vinícola do Pico promovidos na China