Empresas sustentáveis: tendência do futuro

26 de janeiro de 2022 por

A sustentabilidade é cada vez mais uma prioridade no mundo, inclusive do universo dos negócios e as empresas sustentáveis são parte da solução. Da energia à alimentação, da arquitetura ao vestuário, temos visto um crescimento exponencial de empresas e projetos portugueses em diversas áreas que trabalham em prol da sustentabilidade e do impacto social, adotando estratégias mais “amigas do ambiente” e das pessoas. Facto é que o mercado parece estar cada vez mais aberto a elas.


As empresas sustentáveis empenham-se em reduzir o impacto da sua organização nos recursos não renováveis do Planeta, assim como melhorar os direitos humanos. Tendem a equilibrar o seu desenvolvimento com um impacto negativo mínimo no ambiente. Sem dúvida que, atualmente, “está na moda” fazer bem ao planeta e as empresas sustentáveis são, neste sentido, uma tendência de futuro, através da produção de bens ambientalmente responsáveis e economicamente rentáveis.  


As melhorias na relação com o consumidor, a redução de custos, a vantagem competitiva e a colaboração para a redução de impactos e mudanças climáticas são algumas das vantagens das empresas sustentáveis, representando práticas fundamentais para um desenvolvimento positivo capaz de dar resposta aos desafios atuais e futuros

 

. Re-food

A Re-food é um movimento que apresenta uma solução prática e social para o desperdício alimentar. A organização sem fins lucrativos foi uma das primeiras instituições nacionais do ramo alimentar e permite que empresas do setor doem os seus excedentes a famílias carenciadas e a organizações de caráter social. A recolha dos alimentos é realizada diariamente por milhares de voluntários associados em todo o país.


. Eco

A ECO criou uma solução inovadora que permite aos consumidores o acesso a água filtrada com origem na rede pública, através de garrafas reutilizadas

A ECO distribui através de uma estação de refil, que se encontra disponível em vários pontos do país, incluindo com grandes hipermercados. Na primeira utilização, o cliente pode adquirir a garrafa ECO, especialmente desenhada para ser reutilizada, podendo depois reutilizá-las em futuras aquisições.


. Grow in Peace

A Grow in Peace alia a agricultura urbana ao impacto social, promovendo a produção de frutas, vegetais e legumes nas cidades, enquanto apoia públicos em situação de risco social. Através de práticas de agricultura sustentável, a “Grow in Peace” promove a inclusão e a empregabilidade de públicos mais desfavorecidos, facilitando a sua independência financeira, através da produção de hortofrutícolas em contexto urbano.


. Ecoa Circular

A Ecoa Circular é uma plataforma online de venda e compra de roupa em segunda mão que atua no modelo de economia circular, de forma a prolongar a vida útil de peças de vestuário para homem, mulher e criança. Na loja online da Ecoa, é possível escolher um look sustentável e gastar até 85% menos do valor de peças novas de grandes marcas.



 Fontes:

Ekonomista - Empresas sustentáveis: uma tendência de futuro

Beecircular - 12 empresas sustentáveis portuguesas que precisas de conhecer



PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment