A fabricante japonesa Toyota Motor fez, esta terça-feira, um anúncio acerca dos seus objetivos comerciais para os próximos quatro anos. Entre 2027 e 2028, a empresa pretende iniciar a comercialização de baterias de estado sólido. Estas têm como propósito melhorar a autonomia dos veículos elétricos.
A marca Toyota, que é, atualmente, líder mundial do setor automóvel em volume de vendas, desenvolveu tecnologia própria que permite a substituição das atuais baterias de iões de lítio, utilizadas nos modelos híbridos, para baterias de estado sólido.
Esta tecnologia encontra-se, ainda, em fase de protótipo. Algumas das vantagens deste tipo de baterias de estado sólido passam pela melhoria da capacidade das atuais baterias utilizadas, pela maior durabilidade dos novos protótipos e pelo nível de aplicabilidade.
Assim, a empresa pretende, também, reduzir os custos de produção dos veículos elétricos, melhorar a condução autónoma e o design aerodinâmico e desenvolver veículos com baterias a hidrogénio. Este tipo de iniciativas alinham-se com a estratégia de descarbonização futura da Toyota.
Fontes: Jornal de Negócios, Eco Sapo