Sim, vai ser possível transformar os clássicos Renault 4 e 5 em veículos elétricos. Descobre como

Vai ser possível com a Renault a desenvolver kits de transformação para eletrificá-los
2 de fevereiro de 2023 por

Os míticos Renault 4 e 5 e a primeira produção do Twingo marcaram gerações e são considerados, hoje, carros clássicos a um preço acessível. Mas desengane-se quem acredita que a marca francesa se esqueceu dos seus veículos vintage

Com a crescente aposta das marcas na eletrificação, a Renault tem vindo a direcionar a sua estratégia no mesmo sentido e está a mudar as suas linhas, inclusive em veículos antigos. Assim, a marca francesa desenvolveu kits de retrofit elétricos para transformar os seus modelos vintage em elétricos.

De forma a garantir a segurança neste processo de eletrificação, a Renault associou-se à R-FIT para o mercado francês, uma empresa especializada que irá pegar nos velhinhos modelos, retirar-lhes o motor e caixa de velocidades, depósito de combustível e cablagens, para colocar a nova alma destes clássicos. A R-FIT vai instalar, em substituição, um motor elétrico, uma bateria e o sistema de gestão da bateria, o carregador de bordo, o painel de instrumentos próprio para esta tecnologia.

Mas atenção. Quem pensa que o Renault 4 vai perder a tradicional alavanca de velocidades tipo cajado, engana-se, porque esta será mantida.

Com pouco espaço para a bateria, esta irá acumular apenas 10,7 KWh, com uma autonomia para 80 km. É inferior à maioria dos modelos no mercado, mas esta segunda vida destes clássicos permite-lhes circular na cidade, nas voltas do dia a dia, sem poluição. Além do mais, esta bateria pode ser recarregada na tomada de casa (220V), em 3h30.

O primeiro kit chega já ao mercado francês em fevereiro, para as versões GTL e Savane do Renault 4, por um preço de 11 900 euros (inclui impostos e conversão). O kit para o Renault 5 surgirá em setembro e para o Twingo só mais tarde. Para já não se sabe se este kit será homologado em outros países.

"Estamos muito felizes com o lançamento desses kits elétricos retrofit, que permitirão aos amantes de carros clássicos e aos jovens conduzir em França os nossos icónicos Renault 4, Renault 5 e Twingo, movidos a eletricidade. Além da economia circular criada por estas conversões para motores elétricos, os kits elétricos oferecem uma solução que combina o prazer de conduzir com a economia e confiabilidade sem perder nada do estilo e dos designs originais desses clássicos intemporais tão amados", sublinha Hugues Portron, diretor da coleção The Originals Renault, citado em comunicado.

A marca francesa divulgou, ainda, dados técnicos do kit retrofit elétrico projetado para o Renault 4. Poderás contar com:

  • Sistema de transmissão mecânica original intocado
  • Motor síncrono sem escova
  • Bateria de fosfato de ferro e lítio (LiFePO4)
  • Distribuição de peso inalterada
  • Autonomia de aproximadamente 80 km
  • Carga completa em 3 horas 30
  • Medidor eletrônico de carga da bateria
  • Recarregue através de um plugue doméstico de 16A - 220 V
  • Bateria de 105 V com capacidade de 10,7 kWh
  • Motor de 5 kWp/48 kWp
  • Garantia de dois anos


Fontes: Dinheiro Vivo, Renault

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment