Seguradoras penalizam carros elétricos em caso de acidente: verdadeiro ou falso?

11 de abril de 2023 por

Nos últimos dias, muito se tem falado sobre os seguros de carros elétricos - nomeadamente sobre estes serem, ou não, penalizados em caso de acidente. Num artigo intitulado "Carros elétricos penalizados pelas seguradoras em caso de acidente" que tem sido difundido nas redes sociais, podemos ler que, supostamente, "os receios de danos causados nas baterias estão a fazer com que as seguradoras automóveis possam considerar os carros elétricos como perda total em caso de acidente". O artigo acrescenta ainda que "são cada vez mais as seguradoras que demonstram a preocupação com esse risco, considerando que um carro elétrico acidentado possa ter que ir para abate no caso de haver suspeita de danos no pack de baterias".

O artigo referido resultou numa onda de incerteza na comunidade elétrica, tendo o Polígrafo investigado o fundamento desta alegação. A DECO, após ser contactada pelo Polígrafo, referiu não possuir informação que possam atestar as informações difundidas no artigo em causa. A DECO acrescentou, ainda, que para veículos elétricos "a oferta das seguradoras é bastante idêntica à que oferecem para outros carros". As principais diferenças passam por coberturas complementares específicas para este tipo de veículos, como abranger na apólice automóvel os danos e/ou roubo do cabo de carregamento (o que não se aplica para veículos a combustão). 


Quando é considerado perda total?

No que toca à perda total do veículo em caso de acidente, a mesma acontece quando "o valor da reparação é superior ao valor comercial do veículo à data do acidente" seja elétrico ou não. Quando, em situação de acidente, os danos atingem as baterias do veículo, este pode facilmente ser considerado perda total. No entanto, segundo a DECO, o mesmo acontece frequentemente quando, num veículo a combustão, se dá a abertura de todos os airbags - o que resulta num custo demasiado elevado de substituição tendo em conta o valor do veículo. Ainda, de modo a evitar a inviabilização de todo o pack, as baterias devem ser reparadas por módulos ou células - o que é, atualmente, o caso da grande maioria dos veículos elétricos.



Fonte: Polígrafo

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