Novo modelo: Kia EV9 chega em Outubro a Portugal

O novo EV9 passa a ser o topo de gama da Kia e é o primeiro SUV elétrico da marca com três filas de bancos. Conta, ainda, com bancos que rodam 180º.
6 de abril de 2023 por

Depois do modelo EV6, a Kia lançou, finalmente, o novo SUV 100% elétrico da marca: o Kia EV9. Este veículo elétrico conta com mais de cinco metros de comprimento e passa a assumir-se como o novo topo de gama da marca sul-coreana. O Kia EV9 chega a Portugal já no mês de outubro.

O novo SUV da Kia conta com dimensões imponentes, exibindo uma carroçaria volumosa em busca de uma sensação de robustez e um design anguloso visando reforçar a personalidade. Para alimentar os motores elétricos, o EV9 aproveita a distância entre os eixos - 3,10 metros - para alojar um pack de baterias com maior capacidade, isto é, com dimensões superiores. Isto porque, como este novo modelo é mais pesado e menos aerodinâmico do que o Kia EV6, é necessário que recorra a baterias maiores. 


Caraterísticas gerais

O novo modelo da Kia vai ser oferecido em versões com apenas tração atrás ou 4x4, sendo a primeira - a RWD - a mais vocacionada para a otimização dos custas e da autonomia. Por suas vez a segunda - AWD - é a preferível para quem privilegia mais potencia e melhor comportamento em pisos escorregadios. 

O Kia EV9 RWD vai montar um motor elétrico com 204 cv (150 kW) e 350 Nm, capaz de atingir 100 km/h ao fim de 9,4 segundos, existindo ainda uma segunda versão RWD ligeiramente mais possante, com 218 cv (160 kW) e o mesmo binário. Os clientes que desejam ter acesso a mais potência devem optar pelo EV9 AWD, cujos dois motores, um por eixo, debitam em conjunto 385 cv (283 kW) e 600 Nm de força, o que permite ultrapassar 100 km/h ao fim de somente 6,0 segundos. Esta versão mais possante pode ainda aceder à função boost, que se pode adquirir online através da app da marca e que permite elevar o binário para 700 Nm, o que reduz os 0-100 km/h do EV9 para somente 5,3 segundos.


Interior

O interior do novo EV9 tem caraterísticas semelhantes com a anterior versão, mas apresenta algumas inovações. O tabliê do carro é dominado por três ecrãs: dois de 12,3'' cada e um de 5'', ao meio, dedicado à climatização. O resultado é um tabliê de linhas simples e que ajuda a contribuir para uma enorme sensação de espaço a bordo.

A consola central destaca-se igualmente no veículo, surgindo numa posição mais elevada, tendo vários espaços de arrumação, ao mesmo tempo que está bastante bem integrada. O volante também é novo, diferindo do usado no EV6 e conta com um formato redondo.


Maior atração

Mas a grande novidade e inovação do interior do Kia EV9 está na parte de trás do veículo. Este conta com três filas de bancos e a lotação varia entre seis e sete lugares, dependendo da configuração escolhida para a fila central. Pode variar entre um banco para três pessoas ou dois bancos individuais. 

Caso optes pela configuração de dois bancos individuais, vais poder girar 180º e ficar virado de frente para os dois lugares da terceira fila. Esta possibilidade acaba por criar uma espécie de lounge, como é habitual ver nos MPV. 

Naturalmente isto beneficia a comunicação entre quem viaja na segunda e terceira fila. Ao mesmo tempo facilita a colocação de cadeiras de transporte de crianças, já que os bancos centrais podem rodar apenas 90º, ficando virados em direção ao exterior.


Fontes: Razão Automóvel; Observador

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment