Boas notícias para Portugal: a partir de 2025 vão ser fabricados carros elétricos no país. Mangualde vai ter a primeira fábrica e será a Stellantis a responsável pela produção de quatro modelos elétricos para diferentes marcas.
No evento, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-Ministro, António Costa, e também do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, revelou alguns detalhes do projeto. Uma das informações reveladas trata-se dos modelos 100% elétricos que serão produzidos: Citroën ë-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Fiat e-Doblò - nas versões de comerciais ligeiros e de passageiros. A fábrica terá capacidade para produzir até 55 mil carros elétricos por ano.
Com vista a melhorar a sua neutralidade carbónica, a fábrica deverá, nos próximos anos, implementar sistemas para produção de energia mais limpa. Para tal, irá recorrer a energias renováveis- nomeadamente a eólica e a solar.
Este projeto é apoiado ao PRR, onde serão investidos 119 milhões de euros. A instalação da nova linha de montagem em grande série irá criar mais 450 postos de trabalho, além dos já 850 empregados.
A Stellantis será responsável por trazer, também, uma fábrica de produção de baterias - ainda que o local da mesma não seja, ainda, público.
Em 2022, a empresa terminou o ano a liderar no que toca a vendas de veículos comerciais ligeiros 100% elétricos na Europa. A sua quota de mercado alcançou os 43%.
Fontes: Auto ao Minuto, Pplware