Primeiros radares de ruído dos motores de automóveis e motos

21 de janeiro de 2022 por

A França está a testar um novo tipo de radar para travar a poluição sonora. Sete localidades na região de Saint-Lambert, nos arredores de Paris começaram a usar, este ano, os radares para medir o ruído dos motores de automóveis e motos na via pública. As multas para quem conduza automóveis ou motos que emitam ruído acima do limite são de 135 euros, embora não tenha sido revelado quando começarão a ser aplicadas as coimas. 

Os dispositivos, os primeiros do género na Europa, já estão legalizados no país desde 2019, mas apenas no início do presente ano é que passaram a estar operacionais nas localidades nos arredores de Paris, anunciou Barbará Pompili, ministra francesa para a Transição Ecológica. Várias provas foram realizadas na capital e em pontos específicos noutras cidades francesas. Contudo, agora a iniciativa ganha um carácter oficial, seguindo-se a instalação de novos radares em Nice, Toulouse, Paris e outras comunidades. Como garante Barbará Pompili, num futuro próximo “estarão em todo o território”. 


O novo decreto prevê que os radares sejam instalados também em zonas urbanas onde a velocidade máxima legal é de 50 km/hora, dotados de microfones e câmaras para captarem a matrícula do veículo. O limite para esta fase de teste foi fixado em 90 decibéis, podendo ser alterado de acordo com os resultados neste período experimental. 

Estudos da Agência Europeia do Meio Ambiente revelam que a contaminação sonora excessiva tem graves consequências para a saúde e para economia, causando em média cerca de 16.000 mortes prematuras por ano na Europa e 72.000 hospitalizações.


Fonte:

Motor24 - Chegam os primeiros radares de ruído. Multa para carros barulhentos é de 135€


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment