Primeiro HUB de mobilidade elétrica da EDP

15 de fevereiro de 2022 por

A HUB de carregamento da EDP fica situada no Estádio da Luz, reunindo no mesmo espaço vários carregadores com diferentes potências, incluindo um ultrarrápido de 160kW. Para além do ultrarrápido, temos o de carregamento normal (22kW) e o rápido (50kW). São sete tomadas que, segundo a elétrica, reforçam a sua parceria com o Sport Lisboa e Benfica para oferecer soluções de mobilidade sustentável aos visitantes e trabalhadores do clube e zonas comerciais mais próximas.

Com a capacidade de abastecer energia suficiente para 100 quilómetros em apenas 10 minutos, o novo carregador de 160kW é o primeiro da capital portuguesa. 

A EDP revela que 2021 foi o ano com maior crescimento da utilização da rede pública de carregamento operada por si. De acordo com a empresa, em 2021 foram realizados mais de 178 mil carregamentos, mais 300% do que o registado em 2020. 

Foi abastecido cerca de 2GWh de energia elétrica, quatro vezes mais do que em 2020 e o necessário para percorrer "mais de 1.000 vezes a maior distância terrestre do planeta, entre Sagres, em Portugal, e a cidade russa de Khasan", informa a EDP.

Se considerarmos Portugal e Espanha, foram feitos carregamentos de quase 3 GWh. Foram evitadas mais de duas mil toneladas de CO2 pelos utilizadores ibéricos da mobilidade elétrica. 

Ainda no Brasil, onde a EDP está a desenvolver soluções de mobilidade elétrica, foram feitos mais de 7.500 carreegamentos (um consumo de 121 MWh, que representou um aumento de 142% relativamente a 2020).


Fonte:

Welectric - EDP abre o seu primeiro hub de mobilidade elétrica na cidade de Lisboa

FeeltMagazine - EDP instala hub de mobilidade elétrica em Lisboa com carregador ultrarrápido de 160 kW


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment