O primeiro Carport Solar da Madeira

16 de fevereiro de 2022 por

No que toca a tecnologia solar, o futuro está mais perto do que imaginamos. Já se encontra em funcionamento o primeiro Carport solar da ilha da Madeira que procura produzir energia limpa para o Leroy Merlin do Funchal. Estes painéis solares oferecem proteção para as viaturas dos clientes que visitarem o espaço, ao mesmo tempo que alimenta 42% das necessidades energéticas do edifício.

Constituída por 1032 módulos fotovoltaicos, tem uma potência de 345 kWp com uma produção estimada de 509 MWh, evitando a emissão de 209 toneladas de CO2 por ano.

O investimento de 400.000€ foi feito pela Helexia, permitindo o Leroy Merlin focado no seu core business. Futuramente, o projeto irá acrescentar dois carregadores, um rápido (50kW) e um duplo (2x22kW).

A Madeira procura chegar a um patamar de destaque no que toca às energias renováveis, querendo atingir 50% de energia limpa dentro de dois a três anos.

 “A ilha da Madeira está a caminhar no sentido de aumentar as renováveis no seu mix energético e tem como objetivo temporal que, dentro de dois a três anos, 50% da energia seja de fontes renováveis. Nesse sentido é importante que as empresas contribuam com autoconsumo solar, ajudando a transição energética necessária.” afirma João Guerra, responsável de Marketing e Comunicação para a Helexia Portugal.


Fontes:

Welectric - Madeira já tem um carport solar para produzir energia limpa


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment