Portugal reduziu 35% das emissões mas resíduos e temperaturas continuam a aumentar

5 de junho de 2023 por

Hoje, dia 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Ambiente. Esta data, celebrada anualmente, tem como principal objetivo sensibilizar a população para questões ambientais. Em 2023, os anfitriões são a Costa do Marfim e os Países Baixos, sendo que o principal debate passa por encontrar soluções para a poluição plástica

Em Portugal, o tema será debatido na Central Tejo, em Lisboa, numa iniciativa promovida pelas entidades Novo Verde, ERP Portugal e Fundação EDP. Além da capital, várias cidades contarão com iniciativas relativas ao tema - nomeadamente com conferências em Braga, Guimarães, Coimbra, Guarda ou Funchal.

Relativamente a este tema em Portugal, este trata-se de um dos países da União Europeia (UE) que mais diminuiu as emissões de gases com efeito de estufa. No entanto, Portugal não tem sido bem sucedido a lidar com os resíduos, encontrando-se, atualmente, abaixo da média europeia.

Nos novos dados divulgados no Dia Mundial do Ambiente pela base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos, a Pordata, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente. De acordo com os números do retrato estatístico da situação ambiental, Portugal reduziu 35% das emissões de gases com efeito de estufa. Em contrapartida, a média da UE ronda os 24%. Os dados referem, também, que Portugal mantém uma elevada dependência em energias fósseis, produz cada vez mais resíduos e tem vindo a ter temperaturas cada vez mais altas. 

A pegada ambiental da economia portuguesa supera a média europeia, tratando-se da maior entre os países do sul da Europa. De acordo com a Associação Zero, cada um de nós produz mais de meia tonelada de resíduos por ano. Assim, se todos vivessem como os portugueses, seriam necessários 2,3 planetas. Estes números espelham a necessidade da população optar por alternativas sustentáveis, tais como transportes públicos, reduzir o uso do plástico e reciclar. 



Fonte: Observador, Renascença

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment