Peugeot lança o seu primeiro veículo a hidrogénio

22 de dezembro de 2021 por

Foi este mês que saiu da linha de produção um dos únicos veículos comerciais elétricos alimentados por uma pilha de combustível a hidrogénio. Apesar de tão recente, o veículo já tem dono: a WATEA, subsidiária dedicada a soluções de mobilidade sustentável, do grupo Michelin.


Este veículo enquadra-se no sistema “mid-power plug-in hydrogen fuel cell electric”. Assim, e de acordo com a Peugeot, é composto por uma pilha de combustível que produz a eletricidade necessária à propulsão do veículo - através do hidrogénio armazenado a bordo num reservatório; e por uma bateria recarregável de alta tensão (iões de lítio), com uma capacidade de 10,5 kWh que pode ser carregada na rede elétrica e que também alimenta o motor elétrico em determinadas fases de condução.


Além dos trajetos sem emissões de CO2, o e-Expert disponibiliza uma autonomia de 400km e o abastecimento completo em apenas 3 minutos. Em termos de carga, alcança um volume de 6,1 m³ e 1100kg. Desta forma, a Peugeot junta-se às marcas que colocam o hidrogénio como um dos principais pilares da transição energética.





Fontes: 

Peugeot - O hidrogénio de série da Peugeot

Notícias ao Minuto - Primeiro veículo a hidrogénio da Peugeot




PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment