Foi esta terça-feira aprovado, pelo Parlamento Europeu, o projeto de regulamento relativo à venda de veículos novos. Desta forma, foi decidida a banição da venda de veículos a gasolina ou a diesel a partir de 2035. O projeto teve 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções.
De acordo com o regulamento, devem ser cumpridos dois prazos que têm como principal objetivo a redução das emissões de veículos particulares, de passageiros e comerciais ligeiros. O primeiro prazo, denominado de objetivos intermédios, refere-se à redução de CO2 em 55% para carros novos e 50% para pesados novos até 2030 (relativamente aos níveis de 2021). O segundo prazo é a redução de 100% até 2035. O timing foi definido com a intenção de facilitar um período de adaptação às empresas do setor automóvel.
O regulamente pretende, de modo geral, reduzir as emissões de CO2 no território da UE, bem como garantir uma maior independência dos combustíveis fósseis de países terceiros.
Atualmente, cerca de 12% dos veículos novos vendidos na UE são 100% elétricos. Até dezembro de 2026, a Comissão irá acompanhar a evolução dos dados relativos ao consumo de combustível e de energia em condições reais de modo a propor medidas de acompanhamento adequadas.
Fontes: Sapo, Observador