Nem sempre é (só) o preço: o que leva os portugueses a não optarem por veículos elétricos?

10 de fevereiro de 2023 por

Foi, recentemente, lançado um estudo relativo às opções de compra no que toca a automóveis. O mesmo foi desenvolvido pela Liberty Mutual com a Kantar e a Red C para a Liberty na Europa (Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte). 

Com este estudo, foi possível percebermos algumas das preferências dos condutores. Dos 500 portugueses inquiridos, 52% afirmou ter intenção de comprar carro este ano. Ainda, 30% referiu que, na escolha de um novo veículo, procura uma opção mais sustentável. Os principais motivos para a troca de carro são: o facto deste ser já demasiado antigo (28% dos inquiridos), preferirem um carro mais económico a nível de consumo e de preço (29%) e considerarem que o seu carro atual já não corresponde às suas necessidades (16%). Do total de pessoas que pretendem adquirir um veículo, 16% optará por um novo enquanto que 13% prefere em segunda mão. 

O interesse por veículos elétricos continua a crescer, o que se reflete nas vendas - nomeadamente a nível nacional. De acordo com o estudo, 55% dos portugueses inquiridos que planeiam trocar de carro este ano estão dispostos a optar por um elétrico ou híbrido. No entanto, deste grupo, 65% referem que o preço alto deste tipo de veículos acaba por ser dissuasor. Além da questão do preço, 25% consideram que as infraestruturas de carregamento ainda não estão suficientemente desenvolvidas para que se sintam confortáveis ao optar por veículos elétricos. Ainda, 22% afirmam que não querem ou não têm condições de instalar um ponto de carregamento em casa.



Fonte: Dinheiro Vivo

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment