Os veículos elétricos perdem autonomia com o frio?

Sim, com temperaturas negativas os veículos elétricos acabam por perder um pouco de autonomia, dependendo do modelo.
8 de fevereiro de 2023 por

As temperaturas baixas que se têm sentido em força em Portugal nos últimos tempos parece que vieram para fica. Se este frio afeta o ser humano, para os carros elétricos estas temperaturas também causam alguns danos e abalam o seu sistema. 

As temperaturas muito baixas são um duro teste à eficiência dos veículos elétricos. A autonomia é dos temas mais debatidos relativamente aos automóveis elétricos e a discussão, tal como acontece com os motores térmicos, incide sobre os números anunciados pelos fabricantes e aqueles que obtemos no mundo real. 

Por norma, os condutores detetam desvios em relação aos valores de homologação, são causados por uma série de fatores que não são inteiramente previsíveis. A autonomia prática dos automóveis elétricos, por exemplo, depende de uma vasta gama de variáveis. E a temperatura é uma delas.

Está demonstrado em vários estudos que sempre que o mercúrio dos termómetros cai a pique, a mudança impacta na autonomia dos elétricos. E, provavelmente, não há melhor desafio à eficiência de um veículo movido exclusivamente a baterias do que um superteste realizado a temperaturas negativas. O frio limita a capacidade dos acumuladores, o que se traduz em quilómetros de autonomia a menos.

Assim, os especialistas do site motor.no, em parceria com os técnicos do NAF (o equivalente ao ACP na Noruega), puderam comprovar isso mesmo no já habitual mega-comparativo de inverno, que reuniu 29 modelos diferentes, em teste no mesmo trajeto por estradas geladas entre Oslo até Hjerkinn e nas mesmas condições adversas.

O vencedor foi o Tesla Model S que, na sua versão com dois motores elétricos e 670 cv de potência, percorreu 530 km com uma só carga de bateria. Isto significa uma redução de 16,4% face ao valor de homologação (WLTP). Mais perto desse registo, outro modelo da Tesla, o Model X Plaid, que conseguiu 444 km sem parar.

O top 10 dos automóveis com maior autonomia elétrica neste superteste ficou completo com BMW i4 e o Nio ET7 (434 km), BMW i7 xDrive 60 (424 km), Mercedes EQE (409 km), BYD Han (406 km), Nissan Ariya (400 km), Voyage Free (391 km), Hongqi E-HS9 120 kWh (389 km).

Fora do top10 ficaram VW ID.5 (378 km, que é menos 28% do que o anunciado), Hyundai Ioniq 5 4WD (345 km), Kia Niro EV (343 km), Skoda Enyaq iV (338 km) e Tesla Model Y RWD (337 km).

Entre os veículos que registaram as menores perdas de autonomia, estão o Kia EV6 GT (-17,69%) e Tesla Model X Plaid (-18,23%). Todos os outros veículos em comercialização no mercado nacional tiveram perdas de 20 por cento ou mais, com o Toyota bZ4X a registar a maior queda face ao anunciado (- 35,79%).

Podes observar todos os dados obtidos na tabela abaixo:


Fonte: Motor24; Motor

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