O início de uma era: BMW apresenta iX5 Hydrogen

28 de fevereiro de 2023 por

Os veículos a hidrogénio estão, pouco a pouco, a deixar de ser considerados "veículos do futuro" mas sim do presente. Atualmente, são já várias as marcas que prioritizam o investimento neste tipo de tecnologia, como a Toyota, a Audi e mais recentemente a BMW. Esta semana, esta última anunciou o início da produção de um lote com 100 unidades do BMW iX5 Hydrogen. Esta versão do SUV está equipada com célula de combustível e será, inicialmente, testada pelos funcionários da BMW - não envolvidos diretamente no projeto.

O conceito, inicialmente apresentado em 2019 no Salão de Frankfurt, foi desenvolvido com base no atual BMW X5. O SUV é composto por um motor elétrico, transmissão e unidade de controlo, bem como dois tanques de hidrogénio que permitem armazenar 6 kg cada. Em termos de autonomia, alcança 500 km em ciclo WLTP, sendo necessários 3 a 4 minutos para encher o depósito.  

Dispõe, ainda, de 401 cv de potência. A velocidade máxima do mesmo é de 180 km/h e consegue alcançar acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. 

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da BMW AG, Oliver Zipse, o hidrogénio é necessário para acelerar a transição para uma mobilidade sustentável. Acrescentou, ainda, que apenas uma tecnologia não é suficiente para concretizar a mudança em termos globais.

Percorre a galeria e descobre o modelo.



Fonte: InsideEVs

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment