Europa: carros elétricos custam, em média, 55.821 €. E os a gasolina?

27 de fevereiro de 2023 por

Segundo diversos estudos recentes, como podemos ler aqui, o preço é, ainda, o principal motivo para os condutores não optarem por veículos elétricos - mesmo quem prioritiza questões ambientais e de consumo. Nomeadamente, 55% dos portugueses que pretendem trocar de carro em breve estão dispostos a considerar as opções mais sustentáveis. No entanto, apesar do aumento das vendas destes veículos, ainda não são comparáveis a nível médio de preços. 

De acordo com dados da consultora Jato Dynamics, o preço médio de um carro elétrica na Europa no primeiro semestre de 2022 foi de 55.821 euros. Este valor representa uma subida de 14% relativamente ao valor médio registado em 2015, 48.942 euros. No mercado norte americano os preços médio dos veículos elétricos são ainda mais altos: 53.038 euros em 2015 e 63.864 euros no primeiro semestre de 2022.

Os carros a gasolina, por sua vez, são escolhidos em quantidades significativamente superiores aos elétricos, tanto em Portugal como no resto da Europa. Em termos de preços médios, os automóveis elétricos são 27% mais caros que as alternativas a gasolina. Se compararmos com o mercado norte americano, a diferença aumenta para 43%.

O estudo avança ainda que o progresso no que toca à redução dos preços dos veículos elétricos tem sido insuficiente na Europa. A maioria das fabricantes automóveis continuam a focar-se em modelos premium, pouco acessíveis para a maioria dos condutores. A oferta de modelos de entrada têm aumentado mas é, ainda, pouco expressiva em linhas gerais. 

Por sua vez, os subsídios governamentais continuam a ser prioritários para quem pretende enveredar pela mobilidade sustentável, ainda que os mesmos não sejam suficientes dada a elevada procura. 



Fonte: CNN

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment