Portugal no top 5 de países europeus com mais postos de carregamento para veículos elétricos

24 de fevereiro de 2023 por

O aumento das vendas de carros elétricos - o atual panorama - tem implicações diretas na necessidade de evolução das infraestruturas de carregamento. No entanto, na maioria dos Estados membros da União Europeia, a falta de postos de carregamento ao longo das redes ferroviárias continua a ser uma problemática dos dias de hoje.

De acordo com a Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA, em inglês), em 2021, dez países não tinham sequer um carregador para cada 100 km de estradas (das mais relevantes). Dos países em questão, e com exceção da Hungria, os carros elétricos correspondem a apenas 3% do mercado automóvel em geral. Tal deve-se também, em parte, à evolução pouco significativa das infraestruturas que este tipo de veículos implica. A falta de postos de abastecimento e recarga traduz-se numa maior relutância do público na transição para uma mobilidade mais sustentável. Em países como a Grécia, a Lituânia, ou a Polónia, os habitantes têm que percorrer, no mínimo, 200 km para que possam efetuar a recarga de um automóvel elétrico. 

Os países com mais postos de carregamento para carros elétricos por cada 100 km de estrada são: Países Baixos (47,5 postos de carregamento), Luxemburgo (34,5), Alemanha (19,4), Portugal (14,9) e Áustria (6,1).

Ainda, 18 Estados membros da UE têm menos de cinco postos de carregamento por cada 100 km; e apenas quatro contam com mais de dez carregadores para cada 100 km. 



Fonte: Expresso


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment