A Nissan foi uma das marcas pioneiras no mercado dos veículos elétricos. O seu modelo Leaf - em conjunto com modelos como o Renault Zoe - foi essencial para a democratização de uma mobilidade mais sustentável (e acessível). No entanto, com o crescimento e evolução da indústria, a Nissan acabou por perder terreno relativamente à concorrência. Agora, a marca apresenta uma estratégia renovada com alguns nomes já conhecidos do público.
Nos últimos anos, a Nissan concentrou os seus esforços no mercado chinês, japonês e americano. Atualmente, pretende recuperar o mercado europeu. Para tal, a fabricante japonesa irá lançar versões elétricas de modelos bem conhecidos do público europeu: o Juke, Qashqai e X-Trail. Estas versões deverão chegar ao mercado em 2025.
Ainda não foram partilhadas especificações sobre estes modelos, mas prevê-se que utilizem a plataforma CMF-EV (como é o caso dos modelos Nissan Ariya e Renault Mégane E-Tech Electric). A marca afirmou, ainda, que a bateria de nova geração terá melhor densidade e eficiência energética e um custo menor. A Nissan pretende atingir a meta de que 50% de vendas totais sejam de veículos elétricos até 2030.
Fonte: InsideEVs