Fundo Ambiental reforçado com 700 mil € para contrariar aumento de 57% nas tarifas

3 de janeiro de 2023 por

Estão a chegar novos apoios para utilizadores de veículos elétricos. O Governo anunciou que, para 2023, será reforçado o orçamento destinado à mobilidade elétrica. Os apoios têm como principal objetivo congelar a subida das tarifas de carregamento de automóveis elétricos e híbridos plug-in.

De modo a alcançar valores de 2021 no que toca às tarifas de carregamento em postos públicos, foi recentemente anunciado pelo Ministério do Ambiente o reforço de 700 mil euros em 2023. O investimento no Fundo Ambiental pretende anular, juntos dos condutores, o aumento das tarifas da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica - a Mobi.E. 

Desde o início do ano que foi implementado o apoio de 19,02 cêntimos por carregamento na tarifa paga aos CEME (comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica). Estes, por sua vez, repercutem esse efeito diretamente com o consumidor final. Sem a ajuda do Fundo Ambiental, a tarifa paga pelos CEME à Mobi.E sofreria um aumento de 57% face a 2022. Uma vez que a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) definiu uma tarifa de 26,08 cêntimos, o apoio irá corresponder a 72,9% desse valor.

O Governo admite, ainda, a possibilidade de reforçar o envelope financeiro consoante as disponibilidades do Fundo Ambiental. A decisão será formalizada e apresentada até ao final do mês de janeiro.



Fonte: CNN Portugal


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment