Fim dos incentivos para a compra de carros elétricos para breve. Governo propõe alternativa

15 de maio de 2023 por

O fim dos incentivos para a compra de carros elétricos pode estar para breve. Jorge Delgado, secretário de Estado da Mobilidade Urbana, apresentou esta possibilidade durante uma entrevista ao Negócios e à Antena 1.

Quais os motivos para esta (possível) decisão? De acordo com Jorge Delgado, os níveis de aquisição de carros elétricos são notoriamente elevados, o que traduz que a compra já não está diretamente ligada ao incentivo. Ainda, o secretário de Estado da Mobilidade Urbana considera que os apoios do Estado já não são suficientes uma vez que, atualmente, já não acompanham os valores de procura. Em março de 2023, por exemplo, a venda destes veículos disparou 88%. Assim, o apoio acaba por não ser útil para a grande maioria dos compradores. 

Para Jorge Delgado, é essencial que os incentivos evoluam de forma universal. Para tal, considera que a intervenção do Estado deve recair sobre o valor das taxas cobradas no carregamento dos veículos elétricos. Atualmente, estão a ser criados 30 postos por semana.

Este ano, foram já atribuídos mais de cinco milhões de euros em incentivos para a compra de carros elétricos. Prevê-se que, para o próximo ano, os incentivos deixem de fazer parte do Orçamento de Estado e passem a ser substituídos por medidas que permitam reduzir os custos de carregamento.



Fontes: Eco Sapo, Razão Automóvel







PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment