Dia da Europa: os cinco carros elétricos mais vendidos na Europa em 2023

Descobre os cinco automóveis elétricos mais vendidos no primeiro trimestre de 2023
9 de maio de 2023 por

A venda de carros elétricos tem vindo a crescer exponencialmente em todo o mundo, inclusive temos assistido a um rápido crescimento de veículos elétricos em circulação na Europa. De acordo com dados do primeiro trimestre de 2023, os veículos movidos a baterias já representam mais de 13,4% das vendas de carros novos na Europa. 

Segundo informações de mercado da JATO Dynamics, a Tesla é a marca que mais vende veículos no continente europeu, representando 22% de todos os registos de veículos elétricos movidos a bateria no primeiro trimestre do presente ano. No entanto, a marca não é a única força dominante no mercado. 

Apresentamos os cinco carros totalmente elétricos mais vendidos na Europa até março desde ano. 


5º lugar - Dacia Spring

O Spring foi o primeiro carro 100% elétrico da Dacia, marca de baixo custo da Renault, sendo um dos veículos elétricos mais baratos da Europa. O carro dispõe de uma bateria de 26,8 kWh e uma autonomia de mais de 200 km. Com cinco portas, mas dimensões minutas, e um visual robusto por fora e claro e arejado por dentro, o Spring é ideal para circular na cidade com todo o conforto. 


4º lugar - Volkswagen ID.4

O Volkswagen ID.4 compartilha caraterísticas semelhantes ao seu "irmão" ID.3, tais como a distância entre eixos e o seu traço discreto. A autonomia deste carro varia entre os 353 a 526 km, dependendo do modelo escolhido, podendo, também, ser escolhida entre tração traseira ou integral, juntamente com variantes de bateria de 52 ou 77 kWh.  



3º lugar - Volkswagen ID.3

O Volkswagen ID.3 foi o primeiro de uma família de carros elétricos de próxima geração da Volkswagen com emblema de identificação e foi, provavelmente, o carro mais importante que a empresa lançou desde o Golf em 1974. Na estrada, o carro é refinado e equilibrado e a bateria de 58kWh é boa para um autonomia de cerca de 418 km. O ID.3 é um hatchback familiar, espaçoso, bem equipado e fácil de dirigir.



2º lugar - Tesla Model 3

O Tesla Model 3 foi concebido para garantir um excelente desempenho elétrico, com aceleração rápida, autonomia prolongada e carregamento rápido. Dentro do interior espartano e futurista há uma única tela do tipo "tablet" no centro do painel que abriga todas as informações essenciais e torna redundante a necessidade de controles físicos. O carro inclui o sistema Autopilot da Tesla, projetado para ajudar nas partes mais difíceis da direção e tem uma autonomia oficial de até 580 km.



1º lugar - Tesla Model Y

O Tesla Model Y é um modelo espaçoso, mas minimalista e encontra-se disponível em três versões: tração traseira, tração integral de longo alcance e desempenho AWD. A autonomia depende do modelo escolhido, mas o mínimo oferecido é de 455 km com uma única carga. No interior, a tela sensível ao toque de 15 polegadas integra câmaras, navegação, comunicações e controlos de cabine numa única interface junto com o piloto automático da Tesla. 

 


Fonte: Euronews; AE Freixo (imagem)

 

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment