Portugal já esgotou os recursos disponíveis para 2023

8 de maio de 2023 por


Se cada pessoa no planeta Terra consumisse os mesmos recursos que uma pessoas em Portugal, em média, seriam precisos precisos 2,9 planetas para satisfazer o nosso estilo de vida. 

Segundo os resultados apresentados pela Associação ZERO, em parceria com a Global Footprint Network, Portugal esgotou este domingo (dia 7 de maio) os recursos naturais disponíveis para 2023, sendo, a partir daí "necessário começar a usar recursos naturais que só deveriam ser utilizados a partir de 1 de Janeiro de 2024.” Os dados atualizados deste ano indicam que se mantém o mesmo dia do ano passado em que o país passou a usar o "cartão de crédito ambiental". 

“Portugal é, já há muitos anos, deficitário na sua capacidade para fornecer os recursos naturais necessários às atividades desenvolvidas (produção e consumo)”, refere ainda a Zero. A "dívida ambiental" portuguesa tem vindo a aumentar e este desequilíbrio deve-se ao modelo de produção e de consumo que suporta o estilo de vida no país. 

O consumo de alimentos - 30% da pegada global de Portugal - e a mobilidade - 18% - estão entre as atividades humanas que mais contribuem para a Pegada Ecológica do nosso país, sendo, assim, ponto críticos para intervenções de mitigação da pegada. 

Citando dados do Eurostat, a Associação ZERO refere que os portugueses comem cerca de três vezes mais proteína animal do que deveriam, mas são "deficitários no consumo de legumes, frutas e leguminosas". A circularidade dos materiais é de, apenas, 2,2%, sendo a média europeia de quase 13%. Nos transportes, apenas 9,7% do consumo final bruto de energia nesta área provém de fontes renováveis. 

De acordo com a Global Footprint Network, a Alemanha e a França também já esgotaram os seus recursos para este ano nos dias 4 e 5 de maio, respetivamente. No caso da Espanha, os recursos esgotam já no dia 12 deste mês. 

Segundo o mapa, o primeiro país a esgotar os recursos para este ano foi o Qatar, logo a 10 de fevereiro, seguindo-se o Luxemburgo a 14. Em março esgotaram os recursos países como o Canadá, Estados Unidos, Austrália, Bélgica ou Dinamarca, em abril a Suécia, a Áustria, a Rússia ou a Irlanda, e ainda este mês o Reino Unido, a Grécia ou a Hungria. Nos meses de verão predominam no mapa os países da América do Sul e a dezembro chegam três países: a Indonésia, o Equador e Jamaica.


Fontes: Eco; Público

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment