Estás a planear substituir uma caldeira ou esquentador antigo? Novo apoio irá cobrir 77% dos gastos

2 de agosto de 2023 por

Tens uma caldeira antiga em casa e estás a planear substituí-la? Este pode ser o momento certo. O Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC) vem agora apoiar os portugueses que pretendam substituir o esquentador ou a caldeira de aquecimento. A campanha, promovida pela Floene, Portgás e Sonargás, é denominada "Troca de Caldeiras" e conta com incentivos significativos.

As candidaturas para o programa estão oficialmente abertas e implicam a substituição do equipamento por um mais eficiente, com comparticipação de cerca de 77% pelo Estado. A caldeira tem, apenas, de ser anterior a 2015 e com uma tarifa contratada superior ou igual ao segundo escalão em baixa pressão, independentemente do comercializador de gás. A substituição irá assegurar uma poupança significativa na fatura anual de energia, bem como uma redução das emissões dos gases de combustão. 

No que toca à candidatura, os candidatos podem apresentar mais que uma, desde que visem cadeiras diferentes. Devem carregar, pelo menos, uma fotografia da parte da frente da caldeira / esquentador em que seja visível o número de série. Devem, ainda, efetuar o carregamento da última fatura completa relativa ao fornecimento de gás natural. 

O programa, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), tem como principal objetivo fomentar a melhoria de eficiência energética nos lares nacionais. A campanha termina a 30 de maio de 2024 com o limite de 942 candidaturas aprovadas. Estas são avaliadas por ordem de chegada.

Em caso de dúvida, podes recorrer às seguintes linhas de apoio: 211 164 437 ou 808 200 343.




Fontes: Eco Sapo, 4Gnews 

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment