Dodge antecipa muscle car elétrico com som de V8 e escape

25 de agosto de 2022 por

A transição para veículos elétricos têm-se dado em diversos âmbitos, até em marcas que habitualmente se distinguem pelos seus muscle cars equipados com motores V8. É o caso da marca Dodge, que continua a anunciar novidades. Após ter divulgado que os modelos Challenger e Charger - a combustíveis fósseis - serão descontinuados, a marca antecipa agora um muscle car elétrico.

Este trata-se do primeiro passo oficial para a Dodge no mundo dos carros elétricos. O primeiro conceito de muscle car 100% elétrico da marca chama-se Dodge Charger Daytona SRT Concept e promete ser o elétrico mais ruidoso de todos (com som de V8 e 126 dB), semelhante aos tradicionais muscle cars a combustíveis fósseis. Também a condução será semelhante aos modelos tradicionais, garante a marca, sendo na área da tecnologia e da motorização que surgirão as principais diferenças.

São várias as caraterísticas inovadoras neste conceito. A transmissão irá permitir passagens de caixa com um engenho denominado “eRupt”, assemelhando-se a uma transmissão convencional (irá permitir que o condutor alterne entre as velocidades através de uma ligação eletro-mecânica). Outra caraterística interessante e alheia aos carros elétricos é a presença de um escape - a Dodge instalou um escape com câmara Fratzonic que fornece um som de alto rendimento ao carro. As especificações ainda não foram divulgadas - apenas que terá um novo sistema de propulsão de 800 V e tração às quatro rodas. Já os modos de condução são quatro: Auto, Sport, Track e Drag, consoante o ambiente de condução.


Em termos de aparência exterior, o veículo é bastante tradicional, sendo a imagem inspirada no Charger Daytona da década de 70. A asa frontal, batizada de R-Wing, irá garantir uma maior eficiência aerodinâmica. 

Este muscle car que une a tradição à inovação poderá chegar já no final de 2023 - ainda que sejam apenas rumores. Ainda assim, este modelo comprova que é possível aliar o espírito de um muscle car a um veículo elétrico. Percorre a galeria para conheceres o modelo.


Fonte: Away, Razão Automóvel

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment