Carregar com a EDP vai ficar mais caro em 2022

9 de fevereiro de 2022 por

Este aumento de preços é justificado pelo fim do apoio financeiros dado pelo Governo “para a cobertura dos custos associados com a utilização das redes do setor elétrico para a mobilidade elétrica”, afirma a EDP.

Se nas bombas de combustíveis, a gasolina e o gasóleo já registam sete semanas consecutivas de subida dos preços, os utilizadores de veículos elétricos também não têm a vida facilitada em 2022, principalmente aqueles que dependem da rede pública para carregamento.

Depois das empresas terem anunciado um aumento de até 35% dos preços nas tarifas de eletricidade para o carregamento de carros elétricos, a EDP enviou uma carta aos clientes dando conta de uma subida de 11,3% no preço da energia. O valor por kWh passa para 0,2394€ a partir de 22 de fevereiro. Para quem tem contrato com a EDP Comercial (luz e/ou gás em casa) é aplicado um desconto de 20% e o preço da eletricidade no carregamento passa para os 0,1915€ por kWh.

Já a Iberdrola diz que prevê ajustar os tarifários para mobilidade elétrica a 1 de fevereiro: para clientes sem contrato de energia o aumento rondará os 35%, mas para os clientes com contrato a diferença será de aproximadamente 15%. À semelhança das outras entidades, a Prio “teve necessidade de ajustar a tarifa de eletricidade para a mobilidade elétrica no início de 2022”, contudo não revela o aumento aplicado.


Associação dos Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE)

A Associação dos Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) diz que “é difícil quantificar um valor médio exato para os aumentos dos preços, até porque estão a acontecer alguns reajustes nos tarifários de alguns Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica, mas o valor líquido do aumento da energia em 2022 andará entre os 7% e os 10%”. Consideram também que “os tarifários cobrados na rede pública nacional são demasiado elevados face aos carregamentos dos veículos elétricos feitos em casa”.



Giveaway - Já estás a par do nosso mais recente giveaway? Passa por aqui e segue todos os passos para uma viagem fantástica pelo Douro.


Fonte:

EcoSapo - Tem carro elétrico? Carregar bateria com a EDP vai ficar 11,3% mais caro em 2022


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment