Carregamentos de veículos elétricos terão desconto em 2023

27 de dezembro de 2022 por

O Fundo Ambiental vai apoiar, pelo segundo ano consecutivo, os carregamentos de carros elétricos e de veículos híbridos plug-in. O apoio financeiro serve para anular, junto dos condutores, o aumento das tarifas da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática publicou um despacho esta terça-feira (27) em “Diário da República” a anunciar um desconto de 0,1902 euros por cada carregamento de veículos elétricos na rede de mobilidade elétrica nacional. O desconto será aplicado pelos chamados Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) que "devem repercutir o desconto por si recebido nas faturas dos utilizadores dos veículos elétricos (UVE) da sua carteira, identificando-o claramente e de forma inequívoca”, estipula o Governo. A Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) é obrigada, ainda, a reportar trimestralmente o número de carregamentos ao Fundo Ambiental, que irá reembolsar os CEME no montante do apoio financeiro.

O Fundo Ambiental volta a apoiar, pelo segundo ano consecutivo, os utilizadores de veículos elétricos. Sem este apoio, o aumento para os utilizadores de veículos elétricos teria sido, em 2022, superior a 80% devido ao encarecimento da eletricidade no mercado europeu.

O objetivo é promover a transição para estes automóveis face aos movidos a combustíveis fósseis para cumprir as metas de neutralidade carbónica da União Europeia até 2050. “O setor da mobilidade elétrica é um setor emergente, ainda de reduzida dimensão, mas determinante para Portugal atingir os objetivos a que se vinculou, pelo que a instabilidade a que se assiste nos preços do setor elétrico pode comprometer a transição para uma mobilidade mais sustentável”, justifica o Governo no despacho.



Fonte: Expresso; Eco Sapo

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment