Alemanha propõe alternativa para proibição de motores a combustão em 2035

21 de março de 2023 por

A meta da União Europeia relativa à proibição da venda de carros a combustão até 2035 está a causar alguma polémica nas maiores economias da Europa. Alguns países, nomeadamente a Alemanha, pretendem abrir uma exceção a esta diretiva.

De modo geral, a Alemanha propôs que a diretiva abrisse uma exceção para veículos movidos a combustíveis sintéticos. Aliás, o país optou por suspender a aplicação da nova regra para 2035 até que a Comissão Europeia apresente uma proposta vinculativa que exclua os veículos que funcionam com combustíveis sintéticos. Esta proposta é apoiado por países como a Itália, Polónia, Chéquia, Roménia, Hungria e Eslováquia. De acordo com Christian Lindner, ministro das finanças alemão, os carros elétricos a bateria são mais caros que as alternativas a combustão. Afirmou, ainda, que esta realidade dificulta o acesso à mobilidade elétrica, o que deve ser levado em consideração.

No entanto, atualmente, os combustíveis sintéticos são, ainda, mais caros que as restantes alternativas - inclusivamente elétricas - (também devido à sua tecnologia recente). Ainda, este tipo de combustível implica um gasto de energia significativo durante a sua produção.

Por outro lado, países como a França opõem-se fortemente a esta medida proposta. Bruno Le Maire, ministro da economia francês, afirmou que este tipo de posição resultará no atraso da transição para uma mobilidade sustentável - o que considera inaceitável dada a emergência climática atual.




Fonte: InsideEVs



PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment