A Electric Scooter Championship (eSC) é a primeira série internacional de corridas de trotinetes elétricas. O primeiro campeonato, que começou em 2021, foi criado para utilizar trotinetes especificamente desenhadas para corrida.
As duas grandes premissas que defendem este novo desporto são:
- A grande acessibilidade das corridas que, ao mesmo tempo, dá destaque às soluções de micro-mobilidade;
- Dá destaque a novos tipos de transportação urbana, impulsionando a sua inovação e criação de infraestruturas que suportem a micro-mobilidade;
As eSkootr pretendem ser prececionadas como um novo desporto, completamente elétrico. Promovem o baixo custo e a sustentabilidade do desporto, são convenientes e dão atenção às soluções de transporte mais modernas.
As equipas profissionais da eSC usam trotinetes de alta velocidade, capazes de atingir os 100km/h. A liga de eSkootr tem parcerias com empresas de tecnologia e engenharia reconhecidas, como a Williams Advanced Engineering.
Esta nova categoria de desporto remove a barreira existente nos grandes custos de entrada das empresas, normalmente associados a desportos motorizados, e a sua versatilidade permite recrutar todo o tipo de pilotos - desde ciclistas, skaters, motociclistas, entre muitos outros.
"Como já vimos com a Fórmula E, há uma margem considerável para disrupção no espaço da mobilidade elétrica – dentro e fora da pista. E, à medida que a discussão sobre a micro-mobilidade cresce, a Electric Scooter Championship está perfeitamente posicionada para amplificar os benefícios das soluções de transporte limpas e sustentáveis nas nossas vidas cotidianas." afirma Lucas di Grassi, embaixador da sustentabilidade da eSC.
Fontes: eSC