A 7 de junho celebra-se o Dia Mundial da Corrida. Para assinalar o dia, o CLICX reuniu algumas dicas que te irão permitir evoluir e melhorar o teu desempenho de forma saudável e sustentada.
1. Alongar de forma adequada
Este pode parecer um passo demasiado básico e é, talvez por isso, frequentemente negligenciado. No entanto, este processo é essencial uma vez que melhora a amplitude de movimentos e evita que os músculos "frios" fiquem doridos ou, até, lesionados. Ainda, permite nivelar o fluxo de oxigénio no sangue e nos tecidos, estimulando, de forma segura, a musculatura.
2. Ajustar os objetivos à fase e experiência
O objetivo de correr mais rápido é, por exemplo, um dos mais comuns mesmo para quem é, ainda, iniciante. No entanto, para a maior parte dos corredores, este não deve ser o principal foco. A postura ou o controlo de respiração são essenciais para a evolução de qualquer corredor, pelo que devem ser prioritárias relativamente a temas como a velocidade.
3. Os treinos devem ser planeados e regulares
Como para todas as evoluções, a persistência é essencial. Ser constante e manter treinos regulares é o passo mais importante para alcançar os objetivos traçados. A motivação pode ser, por vezes, insuficiente, pelo que aconselhamos a adoção de métodos de treino o mais atrativos possível (como correr em grupo, por exemplo, se for da preferência).
4. Treinar a força e optar por subidas
Recorrer a treinos de força, como musculação, é outro método benéfico para evoluir durante as corridas. Optar, também, por terrenos com inclinação (nomeadamente subidas). Esta técnica pode ser intimidante mas permite treinar não só a parte física mas também a psicológica.
5. Treinar requer nutrientes e calorias
Mesmo quando o objetivo passa por perder peso, para melhorar o desempenho e evoluir é necessário abastecer corretamente o nosso corpo. Treinos mais complexos exigem dietas reforçadas, mais nutrientes, maior ingestão de calorias e reforço na hidratação. Caso contrário, a quebra de desempenho e fadiga serão de esperar.
6. Treinar o equilíbrio
Exercícios de equilíbrio podem fazer a diferença durante a corrida e permitir um maior controlo na postura, respiração e concentração. Alguns destes exercícios são, por exemplo, os que envolvem pilates ou yoga.
7. Calçado adequado é essencial
Correr exige um elevado esforço dos nossos pés. Assim, é essencial que utilizes meias e calçado adequado uma vez que serão essenciais para o máximo conforto, para um melhor desempenho e para prevenir lesões. Assim, o calçado deve ser adequado à modalidade e ao tipo de piso em que será efetuada a corrida.
Fontes: Onrun, Corrida perfeita