Trotinetes Elétricas

3 de dezembro de 2021 por

Está a pensar em presentear a sua família com algo diferente? Pretende evitar o trânsito nas deslocações mais rápidas? Faz demasiadas viagens a pé? Então, talvez seja a altura de considerar o meio de transporte do momento: as trotinetes elétricas. 

As trotinetes já são conhecidas há várias décadas, porém as suas versões elétricas chegaram ao mercado há relativamente pouco tempo. As trotinetes elétricas têm vindo a conquistar cada vez mais fãs e usuários devido à sua facilidade de utilização e portabilidade e, também, à capacidade de deslocações mais práticas nos centros das cidades e não só. Acresce, ainda, o fenómeno da sustentabilidade, onde as pessoas podem chegar onde desejam de forma rápida e sem poluir o ambiente. 

Ao escolher o modelo certo para si, deve considerar a autonomia e a velocidade máxima, de forma a perceber qual melhor se adapta às suas deslocações. Deve ter, também, em atenção ao conforto, à facilidade de portabilidade do modelo e a possibilidade de ajustar o volante, de forma a sentir-se confortável durante o percurso.


.    O conforto


Ter em consideração o conforto da sua trotinete elétrica é essencial para as suas deslocações, uma vez que, dependendo da distância que percorrerá. Imaginando que o guiador está demasiado baixo ou alto, isso pode levar a um grande desconforto nas costas e nos braços, acabando por criar desconforto. Tem de se sentir bem a guiar a sua e-scooter. 

O ideal é que a trotinete seja facilmente ajustável ao seu corpo, oferecendo ao seu corpo uma posição natural. A maior parte dos modelos já tem essa adaptabilidade em relação ao guiador, por exemplo. 


.    A autonomia


O alcance está entre os fatores mais importantes para escolher a trotinete elétrica que melhor se adequa a si. Um alcance muito curto fará com que se sinta constantemente inseguro acerca da bateria para chegar ao seu destino, o que prejudica a experiência.

A maioria das e-scooters oferece uma autonomia de mais de 15 quilómetros por carregamento completo. Os modelos superiores podem alcançar até 120 quilómetros de autonomia, que é um alcance de distância bastante interessante.

Normalmente, a capacidade da bateria determina o alcance. Uma bateria maior representa, claro está, maior alcance, mas também adiciona peso extra. Ter uma bateria menor torna tudo mais leve, mas também encurta as distâncias cobertas. As empresas procuram constantemente o equilíbrio ideal. Encontre também o seu de acordo com as suas necessidades.


.    A potência


Se o local onde mora é maioritariamente em terreno plano, esta característica em particular pode não representar um grande peso na sua escolha. Mas nem sempre é o caso. Também há que ter em consideração as condições das estradas. Para isso, a potência do motor e o tamanho da roda da sua trotineta elétrica pode fazer a diferença.

Nas subidas, a velocidade destes veículos diminui e pode ter que dar à perna — literalmente — de forma a ajudar na subida. Também gasta mais bateria, o que encurta a distância disponível. Quanto mais potente for o motor, maior a capacidade de carga. No que se refere à velocidade, as trotinetes têm evoluído rapidamente. Hoje em dia já encontramos e-scooters com uma velocidade máxima de 80 km/h. Porém, e para sua segurança, não queira ir mais rápido.


.    O tempo de carga


Quanto melhor for o modelo, menor é o tempo de carregamento.

Os modelos mais simples podem demorar entre 5 a 7 horas para obter a carga completa. Subindo na escala de preço, irá encontrar modelos que podem ser totalmente recarregados dentro de três horas, o que é bastante impressionante.


.    O peso e portabilidade


Estas são as características que diferenciam um modelo de trotinete mais económico do mais avançado. Quanto mais investir na sua e-scooter, maior será a hipótese de ter um modelo de construção mais leve, de qualidade superior e de confiança.

Irá notar alguns pequenos extras que podem fazer uma grande diferença: travões melhores, materiais mais leves, melhor aderência à mão no guiador, entre outros. Os modelos topo de gama podem oferecer mecanismos que lhe permitem dobrar o seu equipamento de forma inovadora. Assim como um design que pode ser conveniente para transportar à mão no transporte público ou guardar no trabalho, por exemplo.


.    O preço


O preço pode ser a característica que faz toda a diferença. As trotinetas elétricas têm uma gama muito ampla de preços, pelo que deve agradar a toda a gente.

Como há baterias envolvidas no processo, as empresas investem seriamente no desenvolvimento de um produto seguro e fiável — e o preço reflete isso mesmo. Pode encontrar modelos que rondam os 100€, se pretende uma opção mais básica, mas o preço pode chegar aproximadamente aos 3000€, ou mais.

Como em tudo, é uma preferência pessoal. Mas a boa notícia para si é que os preços das scooters elétricas estão cada vez mais acessíveis e a variedade de modelos presente no mercado aumenta de dia para dia.


Sabe mais sobre trotinetes elétricas em: https://rptech.radiopopular.pt/como-escolher-uma-trotineta-eletrica-caracteristicas-a-ponderar/

 

Apresentamos-te a Dica do CLICX: a trotinete DUALTRON THUNDER.

Bateria: 59.2V 34.8Ah – 2 060wh
Autonomia: 120 km
Velocidade Máx: 25\ 80 km/h 


Podes saber mais sobre a Dualtron Thunder no site CLICX, em  DUALTRON THUNDER | lojaclicx



PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment