Carregar carros elétricos em casa

9 de dezembro de 2021 por

Com a normalização dos carros elétricos e o seu carregamento, surge esta questão: qual a melhor forma de carregar o nosso elétrico em casa? Quais as várias velocidades que podemos atingir? Como entender melhor os vários tipos de carregamento?

Vamos responder a estas questões nesta secção do CLICX.

 

·   Carregamento na Tomada tradicional:

A equação para percebermos a potência de carregamento que temos em nossa casa é sempre a mesma: A (amperes do adaptador) x Volts (numa tomada normal europeia ronda os 230 Volts). Colocando isto de forma prática, um adaptador de 10 A e uma tomada de 230 Volts dão-nos uma potência de 2300 watts que se traduz em 2,3kW.

Com a compra de quase todos os elétricos é nos fornecido um cabo para carregamento, com 10 A, nas nossas tomadas “tradicionais”. Este carregamento pode ser algo lento devido à velocidade fixa de cerca de 230 V de potência, ou seja, se tivermos uma bateria de 40kW demorar-nos-ia 20 horas dos 0% aos 100% com a velocidade fixa de 2,3kW.

Ter em atenção nas tomadas que escolhemos pois, nas instalações mais antigas, é importante verificar se temos todas as condições de segurança (por exemplo, fio terra) para o carregamento dos nossos carros.



·   Carregadores Portáteis:

Com este tipo de carregadores de 16 A, podemos atingir uma velocidade de 3,7kW (16 A x 230 V = 3680 watts = 3,68 kW). Isto diminui significativamente o tempo de carregamento de 20h para 12h. Contudo, é necessário verificar se a nossa rede elétrica sustenta um carregamento constante de 16 A durante várias horas sem sobrecarregar.

Existem alguns tipos de carregadores, como o Charge Amps Ray, que são capazes de variar a intensidade de 6 a 16 A automaticamente durante o carregamento para evitar demasiado aquecimento.

Para obtermos mais potência no carregamento, é obrigatório a visita de um especialista para instalar um circuito elétrico dedicado que possa exceder os 16 A.

 

O CLICX oferece-te uma vasta gama de opções de carregadores e soluções para facilitar este carregamento.

Dá uma vista de olhos nos carregadores à venda no nosso site.




Fonte: https://visao.sapo.pt/volt/2020-08-10-tudo-sobre-eletricos-carregar-em-casa/



PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment