Carregamento exterior do teu carro elétrico: tudo o que precisas  de saber

16 de dezembro de 2021 por

Longe vai o tempo em que carregar um carro elétrico exigia uma forte capacidade logística. Atualmente, carregar o seu elétrico já não precisa de ser feito exclusivamente em áreas de abastecimento. Descubra aqui tudo o que precisa saber sobre como, quando e onde pode efetuar o carregamento do seu veículo elétrico.

A rede de abastecimento de mobilidade elétrica portuguesa, desenvolvida pela Mobi.e, conta com mais de 1250 postos de carregamento em Portugal Continental e na Madeira e continua em constante expansão. Pode adquirir o seu cartão de acesso junto dos vários Comercializadores de Eletricidade para Mobilidade Elétrica (CEME) para começar a aceder à rede de abastecimento.

Relativamente aos postos de carregamento, estes podem ser: Postos de Carregamento Normal (PCN) ou Postos de Carregamento Rápido (PCR). A potência dos primeiros é sempre igual ou inferior a 22kW – os de menor potência podem demorar até oito horas a carregar, enquanto que os mais rápidos fazem-no em menos de duas; ainda, os seus valores não ultrapassam os 3 cêntimos/minuto (alguns sendo, inclusivamente, gratuitos). Já os PCR, ultrapassam sempre os 22kW o que lhes permite carregar 80% da bateria em 30 minutos; os seus valores rondam os 16 cêntimos/minuto.

Como foi referido anteriormente, de forma a utilizar os postos de carregamento é necessário aderir a um cartão CEME. Seguidamente, basta deslocar-se a um posto, passar o cartão para selecionar o carregamento e ligar a tomada ao veículo; quando terminar, deve voltar a passar o cartão e desligar a tomada do veículo. O valor é apresentado numa fatura mensal, consoante a modalidade de pagamento.


Fonte: https://www.viaverde.pt/particulares/via-verde/mobilidade-eletrica/como-e-onde-carregar-carros-eletricos



PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment