Integrar a sustentabilidade no design de um modelo é uma das prioridades atuais das diferentes marcas. Quer seja através de materiais reciclados no seu interior ou de produções mais sustentáveis, há diferentes abordagens no que toca a este tópico.
A BMW tem apostado na inovação dos seus materiais. No ano passado, a marca alemã divulgou que passou a utilizar redes de pesca recicladas para produzir os tecidos do forro do teto e os tapetes de alguns dos seus modelos - como o iX ou o i3. O Neue Klasse, cuja estreia está prevista para 2025, terá 30% de redes e cordas de pesca recicladas. Independentemente da sua origem, a marca garante que o produto feito de materiais reciclados deve ter um aspeto impecável e excelentes propriedades.
Também o Grupo Volkswagen tem investido na pesquisa de biomateriais, nomeadamente na possibilidade de utilizar casca de café nos seus veículos. Quando torrado, o grão apresenta uma película que pode ser utilizada no enchimento para tecidos que imitam couro - tecidos, esses, presentes nos assentos e apoios de braço. Alguns modelos contam, também, com plástico e poliéster 100% reciclado nos forros do tejadilho e nos tapetes. A adoção destes processos têm como objetivo otimizar a pegada ecológica da frota.
Uma alternativa utilizada pela marca Tesla passa pela aposta em resíduos de frutas e materiais orgânicos. No Model S Plaid, versão "Ultra White", por exemplo, é utilizado couro sintético feito de manga, abacaxi e cogumelos no interior. Este tipo de couro tem um acabamento mais leve, o que em tudo beneficia um carro elétrico.
A Porsche aposta, também, em materiais orgânicos para a produção de couro sintético. No interior dos seus veículos, o couro sintético presente inclui folhas de oliveira. A fibra sintética, produzida a partir de redes de pesca, está presente no piso.
A Volvo tem o objetivo de reduzir as suas emissões de CO2, por carro, em 40% em relação aos níveis de 2018. Para tal, a marca tem apostado em materiais reciclados (17%), nomeadamente os plásticos, tanto nos componentes internos como nos para-choques.
Também a Mercedes pretende continuar a aliar a qualidade premium habitual com a sustentabilidade. Para tal, conta com biomaterial à base de cactos, fibra de bambu e cogumelos no seu interior.
Fontes: Automotive Business, Garagem 360