5 Formas Diferentes de Poupar Água

22 de março de 2022 por

Instalar um regulador de caudal

Um redutor de caudal é uma peça pequena que se aplica na boca da torneira e que pode reduzir em 50 ou 60% a quantidade de água que é libertada. Esta peça não afeta a pressão da água, custa menos de 5€ e é facilmente instalável (basta desenroscar a extremidade da torneira e enroscar o aplicador). Muitas torneiras já os trazem incorporados, pelo que vale a pena conferir.  



Ajustar o autoclismo

A descarga do autoclismo pode chegar a 15 litros e, de acordo com a EPAL, se tiver fugas pode gastar 200 litros anualmente. É importante verificar que o autoclismo não tem fugas e que tem uma dupla descarga - de modo a usar apenas a quantidade de água necessária (meia descarga idealmente). No caso dos autoclismos antigos, pode colocar um objeto volumoso (uma garrafa de areia, por exemplo) de forma a ocupar espaço que não será ocupado por água. Não deitar lixo na sanita (como cotonetes ou toalhitas) permite poupar água e não poluir o ambiente. 



Lavar a loiça na máquina 

Devido à quantidade de  água que uma torneira deita por minuto, facilmente gasta mais que uma máquina - algumas torneiras podem chegar a deitar 15 litros por minuto. De acordo com um estudo da Universidade de Michigan, uma lavagem na máquina consome metade da água de uma lavagem manual. Deve, ainda, garantir que a máquina está cheia antes de iniciar a lavagem. Caso não tenha máquina de lavar a loiça, deve evitar deixar a torneira aberta e optar por deixar a loiça de molho em vez de a colocar debaixo de água corrente.



Descongelar os alimentos com antecedência

Deve evitar usar água da torneira, optando por fazê-lo no frigorífico ou à temperatura ambiente. Ao lavar os alimentos deve, também, encher um recipiente com água de modo a evitar desperdícios.



Tomar duches mais rápidos e guardar a água desperdiçada

Um duche de 10 minutos gasta, aproximadamente, 200 litros de água. Ao reduzir os 10 minutos para metade, e se for fechando a torneira, irá permitir poupar quer água - reduzindo para cerca de 60 litros - quer na fatura ao fim do mês. Ainda, de modo a evitar o desperdício da água enquanto aguarda pela temperatura ideal, deve manter um balde na banheira, recolher essa água e utilizá-la para outros fins (como em substituição do autoclismo, para lavar o chão, regar plantas ou para consumo).


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment