Uma mota que nunca cai: será possível?

1 de fevereiro de 2022 por

As motos são um meio de deslocação diário de muitas pessoas, mas também um veículo de passeios e viagens de domingo, proporcionando momentos únicos. Cada deslocação deve ser uma oportunidade de usufruir da sensação de liberdade e vento na cara. Porém, acarretam alguns perigos inerentes ao formato. 

A probabilidade de desequilíbrio precário numa mota é bastante elevado, devido às suas duas rodas. Neste sentido, a Honda apostou na resolução desta adversidade, trabalhando num protótipo de uma mota que nunca cai. 

A marca japonesa acaba de apresentar a evolução mais recente do seu sistema Riding Assist e, cerca de cinco anos volvidos desde a revelação do protótipo Honda Riding Assist-e Concept, a tecnologia parece pronta para revolucionar o dia a dia dos motociclistas na cidade.

 
 


A moto da Honda usada para testar o sistema de última geração da marca japonesa é a imponente NM4 Vultus (cerca de 30 kg mais pesada do que a NC750S que serviu de base ao concept de 2017), que utiliza um braço oscilante independente, que é móvel em relação ao eixo de rotação da moto e sobre o qual não existem mais detalhes técnicos. Ainda assim, este elemento principal do sistema que permite equilibrar a moto a baixa velocidade ou quando esta está mesmo parada parece ser a chave para simplificar a condução em cidade.


Fonte:

Motor 24 - Honda Riding Assist: A moto que nunca cai


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment