Rali de Portugal com lista de inscritos recorde

3 de maio de 2022 por

O Rali de Portugal está de regresso neste mês de maio com a 55ª edição do ponto alto da temporada mobilística no nosso país. A quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis de 2022 irá contar com uma das mais recheadas listas de inscritos de sempre, com cem equipas de 25 nacionalidades a postos para mais uma prova. A qualidade do Rali de Portugal e dos troços escolhidos pela organização, o Automóvel Club de Portugal (ACP) é um dos pontos que mais atrai os pilotos. 

Na luta pela vitória absoluta, onde os carros da categoria Rally 1 - num total de 12 - serão protagonistas, perfilam-se vários candidatos, entre eles Sébastien Loeb - navegador por Isabelle Galmiche, em Ford Puma Rally 1 - e Sébastien Ogier - acompanhado por Benjamin Veillas, em Toyota GR Yari Rally 1. O duelo que teve lugar este ano no Rali de Monte Carlo volta, assim, a repetir-se entre os dois homónimos franceses. 

Os dois pilotos têm um calendário de participações pontuais, pelo que ambos voltam a reencontrar-se em Portugal para gáudio dos muitos entusiastas que terão, assim, direito à reedição de uma luta que marcou uma época do WRC. Em conjunto, os dois franceses registam sete triunfos na prova portuguesa (dois de Loeb e cinco de Ogier), currículo mais do que suficiente para que possam ser apontados como principais favoritos ao triunfo.

Com a mira apontada para a vitória também partem as duplas da Toyota Gazoo Racing WRT, Kalle Rovanperä/Jonne Haltunnen – atuais líderes do Campeonato de Pilotos e Navegadores, após a vitória em dois dos três ralis já disputados (Suécia e Croácia) – e Elfyn Evans/Scott Martin, a dupla vencedora da edição do ano passado do Rali de Portugal, mas que esta época ainda anseia por um bom resultado, algo que a dupla do quarto Toyota GR Yaris Rally 1, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston, também pretende alcançar.

Expetativas elevadas tem também a equipa Hyundai Shell Mobis WRT, até pelo valor da sua tripla de pilotos que alinhará no Hyundai i20 N Rally 1: Thierry Neuville/Martjin Wydaeghe, Ott Tänak/Martin Järveoja (Campeões do Mundo em 2019) e a dupla Dani Sordo/Candido Carrera, que voltará a ser um dos pretextos para uma autêntica “invasão” espanhola de aficionados da modalidade.

Do lado da M-Sport Ford WRT, para além de Loeb/Galmiche, também Craig Breen/Paul Nagle poderão ter uma palavra a dizer na discussão das primeiras posições, algo que os colegas de equipa aos comandos dos Ford Puma Rally 1 oficiais – Adrien Formaux/Alexandre Coria, Gus Greensmith/Jonas Andersson e Pierre Louis Loubet/Vincent Landais – pelo menos no campo teórico, terão mais dificuldade em fazer.

De resto, a variação das condições meteorológicas, a ordem de partida do primeiro dia e as escolhas de pneus, prometem ser decisivas e baralhar facilmente os resultados, numa prova que regista, desde já, um novo recorde viaturas da categoria ‘Rally 1’ à partida de uma prova do WRC, com 12 inscritos.


Fonte: Motor24

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment