Preços dos carros usados em 2023

20 de dezembro de 2022 por
| No comments yet

Nos últimos dois anos, a pandemia causou interrupções nas cadeias de produção e distribuição de veículos novos. O atraso na entrega de veículos, o aumento dos custos de produção e a escassez de matérias-primas levaram muitos clientes a procurarem alternativas. A compra de carros em segunda mão acabou por ser a primeira opção para quem pretende trocar de viatura.

Devido à situação pandémica vivida, os principais produtores mundiais de semicondutores interromperam a produção devido aos confinamentos e consequentes encerramentos das fábricas. Neste sentido, o setor automóvel viu-se obrigado a reduzir ou a parar totalmente a produção de novos veículos.

Para colmatar a demora na entrega de novos veículos, compradores e profissionais do ramo automóvel encontraram alternativas no mercado dos usados. Por este motivo, o inventário destes veículos sofreu uma redução drástica, acompanhada pelo aumento dos preços.

Em 2023, quem dita os preços dos carros usados é a lei da oferta e da procura. Neste sentido, a elevada procura e a carência de inventário nos stands faz com que os preços subam mais do que o esperado.

De acordo com um estudo recente, comprar carros online tornou-se mais caro. Na verdade, quer seja na internet ou presencialmente, o preço médio subiu cerca de 20%, nos dois últimos anos. Apesar dos aumentos se verificarem em todos os modelos de veículos, os citadinos e os SUV são os que lideram as maiores variações de preço. Assim, quem comprar carros usados em 2023, deverá esperar uma subida de preços contínua.

A retoma do setor automóvel será gradual e acompanhada por uma flutuação na oferta disponível. O mercado de veículos novos está em recuperação, em parte, devido ao crescente interesse por carros elétricos e redução dos preços das baterias.

No entanto, comprar carros usados continuará a ser a principal opção para compradores que não podem dar-se ao luxo de esperar por um carro novo. Por isso, a procura por carros em segunda mão irá manter-se. Assim, o valor de mercado destes veículos permanecerá inalterado durante mais tempo que o normal.

Quanto aos preços dos usados, é esperada uma redução que ficará aquém das expectativas dos compradores. Assim, para os profissionais do setor, a melhor estratégia será apresentar um inventário de veículos que corresponda às necessidades do público-alvo, quer sejam carros novos ou usados.


Fonte: O Minho

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment