Luxemburgo tem os carros mais novos da Europa. E Portugal?

18 de janeiro de 2023 por

Conhecidos os dados mais recentes fornecidos pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), a frota de automóveis ligeiros de passageiros na Europa aumentou 1,2% em 2021 comparativamente a 2020. Em 2021, registaram-se 250 milhões de veículos em circulação em toda a Europa.

Segundo o relatório da associação que representa os 16 maiores construtores na Europa, todos os países aumentaram o parque circulante, à exceção da Eslovénia que diminuiu 4,1%. Em contrapartida, a Eslováquia foi ao país que apresentou um maior crescimento, cerca de 8,2%.


Idade a cima da média


O estudo da ACEA revelou, ainda, que a idade média dos automóveis na Europa é de 12 anos. A cima desta média e no topo da lista dos países que têm o parque mais envelhecido encontram-se a Grécia e a Estónia com 17 anos. Por outro lado, os carros mais novos encontram-se no Luxemburgo, onde a média dos veículos a circular é de apenas 7,6 anos.

Portugal encontra-se na parte de cima da tabela, junto dos países que ultrapassam a média europeia. A idade média do parque automóvel de veículos de passageiros no nosso país é, atualmente, de 13,5 anos, sendo que dos 5,4 milhões de carros que estão a circular nas estradas nacionais, 3,4 milhões têm mais de 10 anos.


Fonte: Motor24

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment