Aplicação para telemóvel permite denunciar estacionamentos indevidos às autoridades

23 de maio de 2023 por

A partilha nas redes sociais de estacionamentos indevidos é uma forma frequente dos cidadãos espelharem o seu desagrado. Mas será que há uma aplicação que permita reportar legalmente estes estacionamentos às autoridades para que as mesmas possam dar o devido seguimento?

O Polígrafo efetuou uma pesquisa relativamente a esta questão e confirmou que esta aplicação existe e é legítima. Está disponível no Google Play e chama-se "Denúncia de Estacionamento". Através da aplicação, os cidadãos podem enviar queixas sobre estacionamentos indevidos e as autoridades competentes devem confirmar o seguimento por esta via. Em Lisboa, entre janeiro e março de 2017, foram levantados mais de mil autos com esta origem. No entanto, a aplicação abrange todo o país, não apenas a capital. 

A polícia não aceita denúncias anónimas, pelo que a identificação dos indivíduos é necessária para se apresentar como testemunha. Para tal, os denunciantes também já não necessitam de se identificar nas esquadras. De modo a facilitar o processo, o criador da aplicação, João Pimentel Ferreira, tornou possível a autenticação através da Chave Móvel Digital. Assim, é de notar que o anonimato não é garantido.

Ao efetuar a denúncia, o alerta é transmitido à autoridade mais próxima do local da ocorrência - PSP, GNR ou Polícia Municipal. Pode, ainda, ser enviado em formato de e-mail geral.



Fonte: Polígrafo



PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment