Vem aí o Toyota Prius PHEV mais potente de sempre

17 de novembro de 2022 por

Quando se fala em automóveis elétricos e híbridos, o modelo Prius da Toyota é um dos modelos mais icónicos. Este foi, na década de 90, um dos principais impulsionadores da democratização da mobilidade sustentável.

Na edição de 2022 do Salão de Los Angeles, a Toyota anunciou o lançamento da 5ª geração do modelo Prius - um dos seus modelos mais populares. Passados mais de 20 anos desde a sua estreia no mercado, a Toyota apresenta a geração do modelo como a mais potente até à data.

São várias as novidades apresentadas para a nova geração. A principal será, provavelmente, o facto do Prius deixar de ser um híbrido convencional. Na Europa, passará a fazer parte dos híbridos plug-in. Esta mudança resulta numa mecânica bastante mais potente que a atual (que oferece 90 kW ou 122 cv). O novo Prius terá um motor a gasolina com 2,0 l de capacidade e 111 kW (148 cv) associado a um conjunto elétrico com 120 kW (160 cv). Assim, em termos de potência máxima combinada, o modelo conta com 164 kW (223 cv). Desta forma, será ser possível acelerar até aos 100 km/h em 6,7 segundos, tornando-se o o Prius mais potente de sempre.  

A bateria será, também, maior, com 13,6 kWh de capacidade. Desta forma, permite aos condutores usufruírem de mais autonomia em modo elétrico - cerca de 65 km

No interior, destacam-se o painel de instrumentos digital e o ecrã central com 12,3". O modelo aderiu, também, a um estilo minimalista, reduzindo os comandos físicos relativamente às gerações anteriores.

A estreia na Europa está agendada para 5 de dezembro. Em Portugal está previsto para o final do primeiro semestre de 2023. Os preços para o mercado nacional ainda não foram divulgados.

Percorre a galeria e descobre o modelo.


Fontes: Razão Automóvel, Observador

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment