A Comissão Europeia propôs, no passado dia 1, um projeto de rotulagem verde das centrais nucleares e a gás de forma a facilitar o financiamento destas instalações. A grande premissa mantém-se nas baixas emissões deste tipo de energia, contribuindo para o combate às mudanças climáticas, adiantou a agência noticiosa Agence France-Presse (AFP).
A proposta foi enviada a todos os estados membros no dia 31 de dezembro sendo, por agora, um texto meramente provisório e será debatido no futuro. Com esta medida a França irá procurar relançar a sua indústria nuclear, substituindo as suas centrais de carvão. Casos semelhantes irão acontecer na Europa Central em países como a Polónia ou a República Checa.
Para a construção de novas centrais nucleares, os projetos devem obter licença de construção antes de 2045. Já a renovação das já existentes devem ser autorizadas antes de 2040.
No caso do gás, a Comissão Europeia estabeleceu limites de poluição para as estas centrais energéticas. Sendo qualificado como uma fonte de energia de transição, o gás é reconhecido apenas como “sustentável”.
Fonte:
EcoSapo - União Europeia quer classificar gás e nuclear como investimentos “verdes”