Tecnologia reduz velocidade dos carros em passadeira de Matosinhos

10 de janeiro de 2022 por

A Pavnext, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Porto, testa tecnologia para a redução de velocidade das viaturas sem ação dos condutores

Isto consiste na implementação de um dispositivo na superfície do pavimento da estrada em Matosinhos, permitindo a captação de energia cinética do veículo, reduzindo a velocidade dos carros sem ser necessário travagens por parte do condutor. Esta energia pode ser convertida em energia elétrica, utilizada para outros fins e alimentar outros dispositivos. 

Outra tecnologia a ser testada pela escola é um sinal luminoso posicionado na passadeira que deteta o movimento de peões, avisando os condutores da presença de pessoas na faixa de rodagem.

“Com estas tecnologias, estamos a promover a segurança rodoviária de forma única, já que a grande maioria dos acidentes são causados por excesso de velocidade, especialmente no meio urbano. Além disso, a tecnologia luminosa está a ser alimentada pela energia captada nos veículos”, refere Francisco Duarte, CEO e cofundador da Pavnext, num comunicado à imprensa.

Estas tecnologias patenteadas internacionalmente serão testadas na cidade Portuense, procurando aumentar a segurança rodoviária.


Fontes:

Leça da Palmeira - Tecnologia reduz velocidade dos carros em passadeira de Matosinhos

Observador - Startup testa tecnologia que reduz velocidade dos carros em passadeira de Matosinhos


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment